Sociologia Jurídica é uma disciplina da sociologia e do direito que se dedica a realizar pesquisas baseadas na antropologia, na ciência política, no direito e na psicologia.
Também chamada de Sociologia do Direito, a área se esforça para compreender a organização e o desenvolvimento das instituições e grupos sob a perspectiva do direito, debatendo as formas de controle social, a legislação, a interação entre culturas jurídicas e a relação entre o direito e as mudanças sociais.
Os sociólogos e advogados que estudam esse campo também buscam avaliar a eficiência, a aplicabilidade e a obsolescência das leis.
Assim, é possível dizer que a Sociologia do Direito é destinada a promover a compreensão dos fenômenos jurídicos e como eles influenciam a sociedade.
A sociologia jurídica é importante para dar sustentação às mudanças de legislação que se dão por conta das transformações sociais, éticas, morais e comportamentais. Para a Sociologia Jurídica, todo fenômeno jurídico é, também, um fenômeno social.
Deixe um comentário