A UFBA foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil, fundada pelo príncipe regente Dom João VI.
A UFBA – Universidade Federal da Bahia, foi criada em 18 de fevereiro de 1808, pelo Príncipe Regente Dom João VI. Essa foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil, e começou seus trabalhos com a Escola de Cirurgia da Bahia.
Durante o século XIX, a universidade passou a oferecer os cursos de Farmácia e Odontologia, a Academia de Belas Artes, a Faculdade de Direito e a Politécnica. Em seguida, vieram as faculdades de filosofia, ciências e letras.
O processo de federalização da universidade aconteceu na década de 1950. Nessa época também foram integrados os cursos de Artes, Letras, Humanidades e Ciências.
Hoje, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma instituição de ensino superior pública, mantida pelo Governo Federal, e de grande qualidade. Ela é considerada a mais influente universidade do estado da Bahia. A sede da instituição fica na cidade de Salvador, mas ela ainda possui dois campus avançados no interior do estado: um na cidade de Barreiras e outro em Vitória da Conquista.
A UFBA oferece 113 opções de curso, sendo 97 cursos de graduação na capital, 11 em Barreiras e 5 em Vitória da Conquista. Além disso, a universidade conta com 93 cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu.
A estrutura da UFBA possui 33 unidades universitárias, entre elas a Escola de Administração, a Escola de Belas Artes, a Escola de Dança, a Escola de Enfermagem e a Escola de Medicina Veterinária. Os principais cursos oferecidos são: Arquitetura, Medicina, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Engenharias e muitos outros.
O campus da Universidade Federal da Bahia fica na Rua Augusto Viana, s/n – Canela, Salvador – BA. O telefone para contato é o (71) 3283-7005.
Deixe um comentário