A Universidade de São Paulo foi criada em 1934 pelo governo do Estado.
A USP – Universidade de São Paulo, é uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil. A universidade é pública, e mantida pelo Estado de São Paulo.
A USP surgiu em 1934, criada como uma forma de posicionar o estado de São Paulo no país na época do governo Getúlio Vargas. Inicialmente, o corpo docente da universidade era formado por missões francesas.
Na época, o estado de São Paulo não tinha uma universidade, mas apenas escolas superiores independentes. Hoje, a USP é a maior universidade pública brasileira, e uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina.
A universidade tem cerca de 88 mil alunos matriculados e possui doze campi, sendo quatro deles em São Paulo.
As unidades da USP são: Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na capital paulista, e campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos.
Entre as universidades públicas do Brasil, a USP é a que tem o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação, formando o maior número de mestres e doutores do mundo.
A universidade tem destaque na história do Brasil, tendo contribuído para a formação de grandes personalidades e políticos, como o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o advogado Jânio Quadros. A universidade também formou 53 ministros na história do Supremo Tribunal Federal.
Em 2013, a Universidade de São Paulo ficou entre as 50 melhores universidades do mundo em cinco disciplinas no Ranking Mundial de Universidades. O destaque foi para as disciplinas de agricultura e silvicultura (24º lugar), filosofia (41º), estatística e pesquisa operacional (41º), educação (45º) e comunicação e mídia (48º).
A cidade universitária da USP fica na Av. Prof. Almeida Prado, nº 1280 – Butantã – São Paulo, 05508-070. O telefone para contato é o (11) 3091-4600.
Deixe um comentário