Antropomorfismo é a atribuição de características humanas a objetos, deuses ou elementos da natureza.
O antropomorfismo é uma forma de pensamento presente em diversas culturas. Trata-se de atribuir características humanas aos deuses, objetos ou elementos da natureza.
Essa filosofia foi frequente na mitologia grega, nas obras de arte e na literatura. O antropomorfismo também esteve presente nas obras filosóficas de São Tomás de Aquino.
Por meio do antropomorfismo fica mais fácil transmitir mensagens religiosas ou místicas, pois dessa forma usa-se a humanização dos seres divinos, trazendo-os para mais perto da realidade do homem.
O antropomorfismo também pode ser associado a materiais, objetos inanimados, plantas e outros elementos imagináveis. Junto com o antropomorfismo vêm as mensagens metafóricas, que transmitem ensinamentos e ideologias religiosas, morais e sociais.
A antropomorfização é um recurso bastante utilizado em obras infantis e desenhos animados. Também podemos encontrar aspectos do antropomorfismo nas histórias mitológicas, nos contas de fadas, e nas histórias de heróis.
Um exemplo bastante conhecido de antropomorfismo pode ser visto na animação infantil “Carros”, onde veículos ganham características da natureza humana, criando uma sociedade paralela à realidade.
Em muitos casos, o antropomorfismo é empregado para transmitir mensagens e valores.
Deixe um comentário