Existem minorias que reivindicam independência territorial, religiosa e liberdade de expressão.
O conceito de minorias está associado aos conceitos de preconceito, discriminação e racismo. As chamadas minorias representam grupos de pessoas excluídas e marginalizadas de alguma forma pela sociedade.
As minorias também são entendidas como os pequenos grupos que tentam preservar sua cultura, hábitos e crenças, mesmo quando discriminadas e deixadas de lado pelo processo da globalização.
As minorias culturais, religiosas, raciais e socio-econômicas são grupos que, quase sempre, buscam a independência e a defesa de seus interesses.
Hoje, existem no mundo minorias que reivindicam independência territorial e religiosa, principalmente no Oriente Médio. E existem as minorias sociais, que vivem na exclusão e são amparadas por organizações e políticas públicas.
As minorias buscam dignidade e respeito. Isso pode ser visto em grupos como os homossexuais, os sem terra, os sem teto, as feministas e os povos indígenas.
No Brasil, a legislação ampara as minorias, classificando o preconceito e a discriminação como crimes. O governo também tem tentado ajudar esses grupos por meio de políticas afirmativas e programas assistenciais e educacionais.
Deixe um comentário