A bomba de hidrogênio é muito poderosa e foi inventada pelo físico Edward Teller.
A bomba de hidrogênio, também conhecida como bomba H ou bomba de fusão, é um poderoso explosivo, que pode ser ainda mais potente do que a bomba atômica. A bomba de hidrogêneo funciona por meio da fusão nuclear, onde os átomos de hidrogêneo, deutério e trítio, são responsáveis pela liberação de energia.
A força da bomba de hidrogênio é 50 vezes mais potente do que a da bomba atômica. A fusão libera cerca de 40% da energia do núcleo atômico.
Conheça mais armas de destruição em massa.
A bomba de hidrogênio é ativada em altas temperaturas, que desencadeiam o processo de fusão. A fusão termonuclear da bomba de hidrogênio é representada por: 2,1H + 3,1H = 4,2He + 1,0n.
O responsável pela invensão da bomba de hidrogênio foi o físico Edward Teller. Ele pensou numa bomba poderosa de fusão termonuclear e que tivesse um grande potencial destruidor.
Veja o video:
O primeiro teste da bomba H aconteceu em 1º de novembro de 1952. A detonação aconteceu no atol de Eniwetok, nas Ilhas Marshall. A explosão foi semelhante a 10 milhões de toneladas de TNT, cerca de 700 vezes mais destruidora que a bomba lançada sobre a cidade de Hiroshima, no Japão.
Um ponto diferente da bomba de hidrogênio é que sua espoleta não é um explosivo convencional, mas sim uma bomba atômica. Assim, a bomba de fissão aciona a bomba de fusão.
Deixe um comentário