A cartografia é a ciência que representa a superfície terrestre.
O homem criou uma forma de representar graficamente a superfície terrestre. Essa ciência recebeu o nome de cartografia, área de extrema importância para a sociedade.
Com a cartografia é possível determinar as coordenadas geográficas
Graças à cartografia é possível criar mapas em escalas para guiar o deslocamento do homem. Assim, podemos dizer que cartografia é a ciência da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
Atualmente, o ensino da cartografia é feito nas aulas de Geografia. Mas essa é uma ciência antiga.
Sabe-se que os primeiros registros cartográficos foram feitos no século VI a.C. pelos gregos. Eles utilizavam as anotações durante expedições militares e de navegação.
Cirene e Hiparco foram os responsáveis por nos dar as bases da cartografia moderna. Eles usaram um globo e criaram um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu também desenhava mapas que tinham o planeta Terra como referência.
Para criar um mapa é preciso uma projeção cartográfica e uma escala da superfície terrestre que se pretende traçar. Hoje, a cartografia utiliza recursos modernos, como fotografias aéreas e sensoriamento remoto por satélite, para garantir ao homem exatidão de informações para descolamentos aéreos, rodoviários e marítimos.
Uma curiosidade é que a palavra cartografia foi introduzida no vocabulário em 1839, pelo segundo Visconde de Santarém, Manoel Francisco de Barros e Souza de Mesquita de Macedo Leitão. O conceito ficou conhecido como a técnica e arte de representar a superfície terrestre.
Em 1949, a Organização das Nações Unidas reconheceu a importância da Cartografia, afirmando que essa ciência era “uma das ferramentas básicas do desenvolvimento econômico”.
O conceito oficial de Cartografia, aceito no mundo todo, diz que: “a cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos” (Associação Cartográfica Internacional).
Deixe um comentário