Cartola foi o ilustre compositor de grandes clássicos da música popular brasileira.
Angenor de Oliveira, o Cartola, foi um cantor, compositor e violonista brasileiro que nasceu no bairro do Catete, em 11 de outubro de 1908, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Ele tocava cavaquinho e violão.
Depois de se mudar para o morro da Mangueira, Cartola ficou conhecido por suas músicas. O apelido Cartola veio do fato do músico frequentemente utilizar um “chapéu coco”, enquanto trabalhava como operário da construção civil.
Cartola foi marcante na música brasileira. Responsável por grandes composições, concepções harmônicas, melodias e versos, Cartola ajudou a diminuir os preconceitos contra o samba.
Embora nunca tenha sido bem sucedido financeiramente, o músico trabalhou muito durante sua vida. Em meados dos anos 60, o jornalista Stanislaw Ponte Preta passou a ajudar Cartola a tornar-se popular.
Em 1974, ele gravou o primeiro de seus quatro discos, fato que deu impulso a sua carreira. Infelizmente, Cartola morreu em 30 de novembro de 1980, vítima de câncer, quando estava no auge de sua popularidade.
Suas canções “As rosas não falam”, “Tive sim”, “Quem me vê sorrindo”, “Alvorada”, “Alegria”, “O mundo é um moinho”, entre outras, se tornaram hinos da Música Popular Brasileira.
Deixe um comentário