Saiba quem são os 12 condenados do Mensalão que já estão cumprindo suas penas!
Depois de 8 anos de julgamento, finalmente o Supremo Tribunal Federal determinou a execução das penas dos condenados envolvidos no esquema do Mensalão. Os crimes que aconteceram durante o governo Lula são considerados os maiores esquemas de corrupção e pagamento de propina da história do Brasil.
O esquema do mensalão foi revelado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que foi condenado pelo crime e deve cumprir pena em regime semiaberto. Outro condenado é o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), que também deve pagar pelos crimes no regime semiaberto.
Entre os condenados do Mensalão que já foram presos, estão o empresário Marcos Valério, a ex-presidente do Banco Rural Katia Rabelo e outros cinco condenados que vão para o regime fechado. O ex-ministro José Dirceu e os ex-dirigentes do PT José Genoino e Delúbio Soares também foram condenados por corrupção ativa, e devem pagar pelo crime em regime semiaberto.
O cumprimento da condenação por formação de quadrilha ainda depende da análise de embargos infringentes. A prisão dos condenados do Mensalão surpreendeu a sociedade brasileira, que esperava que o Supremo só fosse ordenar as prisões em 2014, durante o período eleitoral.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, também determinou a execução das penas de três condenados a penas alternativas. Emerson Palmieri, ex-tesoureiro informal do PTB; Enivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bônus-Banval, e José Borba, ex-deputado federal (PMDB-PR) deverão pagar multa e prestar serviços comunitários.
Ao todo, já foram expedidos mandados de prisão para 12 réus condenados no processo do mensalão. Já foram presos o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas; o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares; José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural; o publicitário Marcos Valério; Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural; o ex-deputado federal Romeu Queiroz (PTB-MG); Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios de Marcos Valério; Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério; o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT José Genoino.
Deixe um comentário