Uma crônica é um tipo de texto que explora o conceito de tempo e relata fatos e acontecimentos. Muitas vezes é possível notar um tom de ironia e humor combinados com uma crítica sobre determinado assunto.
Os cronistas geralmente escrevem textos incrementados e inteligentes, com sacadas e observações pertinentes. No Brasil, os cronistas mais conhecidos são aqueles que escrevem para grandes jornais impressos, como Luís Fernando Veríssimo e Rubem Braga.
Uma boa crônica é aquela que explora detalhes. Para escrever crônicas de teor crítico, publicadas pela imprensa periódica, é preciso estar atualizado dos fatos mais importantes e polêmicos do cenário.
A temática de uma crônica sempre é voltada para a realidade social, política ou cultural de um país. A opinião do autor é expressa num tom de protesto ou argumentação.
Vale lembrar que existem dois tipos de crônicas: a narrativa e a jornalística, mas ambas defendem pontos de vista mostrando o caráter social e crítico do texto.
As crônicas são textos pequenos, fáceis de serem lidos e interpretados. Hoje muitos concursos públicos e vestibulares têm pedido a crônica na parte de redação, justamente para explorar o potencial de síntese e a postura crítica dos candidatos.
Deixe um comentário