A resultante de forças atuantes no foguete é calculada pela diferença entre o empuxo e o peso do foguete.
A dinâmica dos foguetes é baseada na segunda Lei de Newton, que afirma que a força atuante sobre um sistema é dada pelo produto entre a massa e a aceleração. Essa fórmula descreve a força que impulsiona o foguete no movimento de subida.
A resultante de forças atuantes no foguete é calculada pela diferença entre o empuxo (força que gera o impulso necessário para mover o foguete para cima) e o peso do foguete (atraído para baixo por causa da força da gravidade). Para que o foguete suba é preciso que o empuxo gerado pelos motores seja maior do que a força peso que atua sobre ele.
O movimento de subida do foguete pode ser descrito pela fórmula:
E – P = m.a
Onde: E é o empuxo; P é o peso do foguete; m é a massa total do foguete (incluindo o combustível); e a é a aceleração do foguete.
O aumento da velocidade dos foguetes acontece como resultado da ejeção de combustível. Assim, a dinâmica do movimento do foguete pode ser entendida da seguinte maneira:
O foguete gasta uma certa quantidade de massa (combustível) num pequeno intervalo de tempo. Durante a queima do combustível, a aceleração inicial imposta ao foguete pelo empuxo pode ser calculada pela fórmula:
E=m.a
Deixe um comentário