O futuro da saúde no Brasil depende de ações que ampliem o Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando a qualidade dos serviços prestados e garantindo mais especialidades, procedimentos e a oferta de um atendimento rápido e eficaz em todo o país.
A saúde pública é um dos principais desafios de qualquer governo e, no Brasil, existe um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, mas que ainda encontra dificuldades e apresenta uma série de deficiências. Hoje, o SUS realiza desde o atendimento ambulatorial simples até o transplante de órgãos, com a bandeira de promover um acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Mas, na prática, sabemos que o sistema está longe de ser perfeito.
O SUS foi criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para oferecer consultas, exames e internações gratuitas a todos os brasileiros. Hoje, estamos num momento decisivo para pensar o tipo de saúde pública que queremos para o Brasil no futuro e para reformular nosso sistema de saúde, resolvendo os principais gargalos existentes.
Especialistas de saúde afirmam que o Brasil precisa de um sistema que atenda ao interesse coletivo e respeite a vontade individual de cada cidadão. Além disso, é preciso que a universalização da saúde seja verdadeiramente uma realidade no país.
O governo deve iniciar um planejamento para o sistema de saúde no Brasil que incentive as parcerias público-privadas, a qualidade do atendimento e que remunere bem os médicos. Também é preciso se preparar para cuidar de uma população que se torna mais velha a cada dia.
Os idosos já equivalem a uma parcela grande da população brasileira e, por isso, o governo deve estar consciente dessa realidade para começar a promover hoje as ações que vão garantir o cuidado com esses cidadãos no futuro.
O SUS vive uma crise e são necessárias respostas efetivas para melhorar a saúde e o bem estar dos brasileiros. A saúde no Brasil precisa de orçamentos suficientes, valorização dos profissionais, parcerias e fiscalização dos planos de saúde privados.
O futuro da saúde no Brasil passa também pela criação de novos remédios, suplementos e novas pesquisas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Farmácias e lojas de suplementos já vendem hoje em dia uma infinidade de remédios e suplementos para diversos fins, mas o futuro espera novas descobertas.
Hoje, o país enfrenta problemas na saúde por causa de uma falta de integração de políticas de assistência à saúde e deficiências na assistência primária. Para garantir a saúde do futuro no Brasil é preciso sanar a falta de recursos, o desaparelhamento da rede hospitalar e à ausência de políticas para o setor.
Uma das medidas que podem melhorar o desempenho da saúde no Brasil é a Emenda 29, que garante mais recursos públicos para o SUS. A lei foi sancionada no dia 16 de janeiro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff.
Agora, os estados passam a ser obrigados a investir em saúde 12% da arrecadação com impostos e os municípios, 15%.
Deixe um comentário