O jornalismo envolve a coleta, interpretação e apresentação de notícias em diferentes meios de comunicação.
O jornalista é o profissional que ama a arte da escrita criativa e da comunicação. O jornalismo pode abranger tudo, desde reportagens investigativas, jornais diários, rádios, revistas e canais de televisão.
Dentro de jornais e revistas, os jornalistas trabalham com pesquisa e escrita de histórias para publicação. Com a nova tecnologia se tornando cada vez mais popular e avançada, os jornalistas estão migrando da mídia impressa para a mídia online e broadcast.
O jornalismo envolve a coleta, interpretação e apresentação de notícias e outros itens de interesse. As principais tarefas são: a realização de entrevistas, participação em eventos, construção de relatórios e histórias, trabalhos especiais de pesquisa, comunicação corporativa, entre outras áreas.
Os empregadores são: jornais locais e nacionais, sites e notícias online, revistas, a imprensa especializada, TVs comerciais e independentes, rádio, emissoras internacionais, agências de notícias e empresas de comunicação.
O jornalista pode ser desde repórter de um jornal local a um correspondente estrangeiro, ou escritor e revisor freelancer de livros e revistas. É uma área bastante ampla, mas com muita concorrência.
Um bom jornalista deve possuir boas habilidades interpessoais, excelentes habilidades de escrita, instinto de repórter e capacidade de avaliar com precisão o significado da informação. A rotina diária de um jornalista é incerta, pois todo dia ele trabalha com uma pauta diferente.
Para se tornar um jornalista profissional é preciso possuir um diploma de bacharel em jornalismo ou comunicação social. Atualmente, é mais do que necessário que o jornalista tenha competência em línguas estrangeiras e que esteja por dentro das novas tecnologias e formas de comunicação, como as redes sociais, por exemplo.
Deixe um comentário