Policial

Policial

No Brasil, é possível ingressar na polícia por meio de concurso público.

O policial é o profissional que fornece proteção para o público em geral. Eles trabalham para os departamentos de polícia locais, estaduais ou federais, e executam uma variedade de funções, incluindo a patrulha de bairros e a investigação de crimes.

A necessidade de policiais adicionais cresce em todos os países à medida que a população cresce. O salário e os locais de trabalho variam de acordo com a necessidade e os índices de criminalidade de diferentes regiões.

Grandes capitais, onde as taxas de criminalidade são mais elevadas, pagam melhores salários para esses profissionais, mas também oferecem mais riscos no exercício diário do ofício.

Entre os deveres de um policial, também estão funções administrativas, como arquivamento, escriturário, redator de relatórios, atendimento ao público, entre outras. Abaixo você confere algumas áreas de atuação do policial:

Investigação

Detenção

Patrulha de áreas de jurisdição da polícia

Atendimentos de emergência

Direcionamento de tráfego

Testemunhos de gravação de crimes

Alguns policiais podem ser especializados em análises químicas, armas, operações táticas, moto ou bicicleta patrulha.

O bom policial deve permanecer imparcial, tratar cada cidadão com respeito e garantir os direitos determinados pela Constituição do país. Eles ainda devem estar preparados para trabalhar em horários flexíveis e estar sempre alerta em situações ameaçadoras.

É importante ressaltar que o trabalho da polícia traz um perigo inerente e bastante estresse. No Brasil, o profissional ainda sofre com baixos salários e está exposto a situações de risco extremo quase que diariamente.

Para se tornar um policial é preciso preencher uma série de requisitos determinados por lei. Entre eles, estão: ter nacionalidade brasileira; estar em dia com os deveres do serviço militar obrigatório, possuir altura não inferior a 1,65 m; possuir peso proporcional à altura, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio do índice de massa corporal; ter a idade mínima de 18 anos completos até a data da inclusão; não ter sido condenado por crime doloso, ser aprovado e classificado no exame de avaliação de escolaridade, ser classificado por títulos, quando exigido no edital de concurso público; e ser aprovado em exame de capacidade técnica, quando exigido no edital de concurso público.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *