O acidente de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, na usina nuclear localizada na Ucrânia. Um experimento realizado no reator de número 4 fez com que os responsáveis pela unidade quebrassem uma série de regras de segurança.
A irresponsabilidade gerou a maior tragédia nuclear do Leste Europeu. O superaquecimento de um reator deu início a uma bola de fogo que explodiu e espalhou Césio-137 por uma grande região.
O material radioativo lançado no acidente Chernobyl foi quatrocentas vezes mais potente que o lançado nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.
O material radioativo tomou conta da cidade ucraniana de Pripyat. A operação de limpeza contou com 600 mil trabalhadores.
Uma enorme parcela da população foi atingida pela radiação. A incidência causou mortes, problemas congênitos e anomalias genéticas.
A nuvem radioativa atingiu a União Soviética, a Europa Oriental, a Escandinávia e o Reino Unido. Foi impossível determinar o número exato de mortes causado pelo acidente na usina de Chernobyl.
Ainda hoje a população que vive na área onde funcionava a usina apresenta número elevado de casos de doenças.
Deixe um comentário