Vivemos em tempos de recuperação de recursos naturais, devido aos grandes desastres ecológicos, que surgiram depois de atitudes impensadas do ser humano, com isso ouvimos muito sobre a tal da sustentabilidade, mas afinal o que é isso?
Sustentabilidade é o uso de recursos para facilitar e reaproveitar, sem atrapalhar o desenvolvimento humano e da natureza. Esses recursos podem nos ajudar economicamente e facilitar nossas vidas sem influenciar em nosso meio ambiente. A sustentabilidade pode ser utilizada em diversas áreas e pretende cuidar do que temos hoje para não alterar o desenvolvimento das gerações futuras.
É considerado sustentável o que é ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Logo cada país e cultura adequa a sustentabilidade do seu próprio jeito.
Vivemos em um país que os recursos naturais são enormes, mas não são infinitos, então temos que fazer o possível para conserva-los, só assim nossos netos poderão desfrutar da riqueza da fauna e flora brasileira e sua biodiversidade.
Muitas vezes estamos ajudando e vivendo o desenvolvimento sustentável, mas nem percebemos, normalmente o utilizamos pelo baixo custo. Atitudes simples feitas pelas comunidades são consideradas grandes exemplos de desenvolvimento sustável, nelas podemos ver a reciclagem, reutilização de água, plantio de novas árvores, uso de energia solar, descarte inteligente (feitos em locais adequados para cada tipo de lixo), preservação, pesca e caça controlada e utilização de recursos não poluentes.
Pesquisadores e cientistas estão trabalhando duro e desenvolvendo novas formas para o consumo consciente, carros movidos a eletricidade, painéis solares e até coletores menstruais foram criados a poucos anos para facilitar sem danificar.
A importância do aprendizado sobre sustentabilidade nas escolas é muito importante, somente educando nossos pequenos que poderemos salvar o nosso futuro. Além disso empresas, condomínios, escolas e comunidades podem aderir e influenciar pessoas a começarem a utilizar os recursos sustentáveis, assim será fácil ajudar a natureza e economizar.
Deixe um comentário