Os textos épicos são narrativas dos feitos heroicos e das conquistas de um povo. Conheça esse gênero literário!
Os textos épicos, também chamados de epopeias, são produções literárias narrativas que foram muito desenvolvidas no período das grandes navegações marítimas e das descobertas de novas terras pelos colonizadores europeus.
A palavra epopeia vem do grego épos, que significa “notícia ou discurso”. Os textos épicos são apresentados em forma em prosa ou verso, e geralmente relatam grandes acontecimentos históricos, como feitos heroicos, grandes descobertas de continentes e terras, guerras, aventuras, revoluções sociais e outras realizações importantes.
O texto épico sempre nos apresenta um narrador, que conta uma história sobre terceiros. Esses textos são verdadeiras narrativas sobre as conquistas de um povo. Esse é um dos gêneros literários mais antigos do mundo.
Todo texto épico possui alguns elementos essenciais. Vamos apresentar agora os elementos mais importantes da epopeia:
– Narrador: é aquele que conta a história. A narrativa pode ser em primeira ou terceira pessoa.
– História: é a sucessão de aventuras e conflitos da história. Os fatos são organizados de forma lógica para o bom entendimento do leitor.
– Personagens: são as pessoas envolvidas no acontecimento, que protagonizam as ações do enredo.
– Tempo: geralmente é utilizado o tempo verbal no passado.
O gênero épico tem como modelos principais a Ilíada e a Odisséia. Uma das obras épicas mais importantes da história é a poesia épica “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, divulgada em 1572.
Deixe um comentário