Em 2013, o presidente do Irã, Hasan Rowhani, sinalizou uma possível reaproximação do país com o Ocidente, principalmente com os Estados Unidos. Saiba mais!
Nos últimos meses o mundo tem assistido com esperança e cautela a reaproximação do Irã com o Ocidente. O fato ganhou a mídia em 2013 depois do Parlamento do Irã ter formalizado apoio aos esforços diplomáticos do presidente Hasan Rowhani para melhorar a relação com o Ocidente.
Essa aproximação tem sido analisada positivamente por cientistas políticos e líderes mundiais. A mudança da postura do Irã busca uma relação mais amigável com os países ocidentais, principalmente com os Estados Unidos. Além disso, o presidente do país tem apoiado uma ampla participação popular na política e a condução de diálogos amigáveis sobre o programa nuclear iraniano.
O apoio do Parlamento iraniano reforçou a posição do presidente Hasan Rowhani na busca por uma reaproximação com os Estados Unidos. O presidente do país até teve uma histórica conversa por telefone com o norte-americano, Barack Obama.
Hoje, o Irã é um país poderoso e que busca uma maior interação para resolver assuntos internacionais. Entretanto, o presidente da nação continua reforçando a fidelidade aos valores da Revolução Islâmica.
O objetivo da aproximação do Irã com o Ocidente é obter um alívio das severas sanções econômicas que o país vem sofrendo por parte da ONU. O presidente do Irã deve realizar uma viagem a Nova York, e deve participar da primeira reunião entre chefes da diplomacia dos dois países nos últimos 34 anos.
Até o momento, os diálogos entre o Irã e o Ocidente têm sido classificados como positivos.
Deixe um comentário