Biomassa é o nome dado à matéria orgânica que pode ser utilizada para gerar energia. A biomassa é produzida por substâncias vegetais, animais e por microorganismos.
Esse composto gera gases que podem ser empregados em usinas de geração de energia elétrica. Como combustível, a biomassa também pode ser utilizada em sua forma bruta, como plantas, lixo, madeira, resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários e excrementos de animais.
O uso da biomassa tem sido incentivado graças a sua característica de combustível produzido a partir de fontes renováveis.
A biomassa é produzida pela decomposição ou a queima de matéria orgânica. Esse tipo de recurso para geração de energia é bastante utilizado em países desenvolvidos.
No Brasil, a principal forma de biomassa vem da fermentação e da destilação da cana-de-açúcar, que dá origem ao etanol.
Outro ponto positivo da biomassa é que ela gera poucos poluentes, reduzindo os efeitos do aquecimento global, e apresenta baixo custo de produção.
A decomposição da biomassa libera CO2 na atmosfera, mas esse elemento é transformado em hidratos de carbono pela fotossíntese das plantas, agredindo menos o meio ambiente.
Deixe um comentário