Reajustar o relógio biológico é um dos desafios dos estudantes no período da volta às aulas. Saiba como se preparar para voltar à rotina!
Os estudantes brasileiros têm dois períodos de férias por ano, um durante o invernou e outro durante o verão. Sem dúvida, o período de descanso é merecido, mas na hora de voltar às aulas existe uma preocupação dos pais em relação à readaptação e à reorganização da rotina escolar da criança ou do adolescente.
Lembre-se que o Click Estudante é seu melhor site de pesquisa escolar.
Geralmente, nas férias, os estudantes acabam dormindo e acordando mais tarde. Além disso, há um relaxamento em relação às horas dedicadas ao estudo e à leitura. A tv, o videogame e os passeios recreativos costumam dominar o período de férias, mas quando as aulas voltam é preciso rever alguns hábitos.
A principal queixa dos estudantes ao voltar para a escola é com relação aos horários. Quem estava acostumado a dormir até mais tarde se vê obrigado a ajustar o relógio biológico para voltar a seguir os horários em função das atividades escolares.
Assim, especialistas indicam algumas recomendações que preparam o aluno para voltar à rotina escolar. Entre essas dicas, os médicos e educadores indicam que alguns dias antes de voltar à escola, os estudantes já devem ser orientados a acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário certo e reservar um tempo para preparar o material escolar. Essas atividades já deixam claro para o estudante que as férias estão acabando e que ele precisa voltar a se concentrar nos estudos. Esse planejamento também deve contar com a organização dos horários dos pais.
A dica dos médicos é que os pais coloquem os filhos para dormir mais cedo cerca de 10 dias antes do início do ano letivo. Isso acontece porque o sono e o descanso adequados garantem que a criança e o adolescente encarem a volta às aulas com naturalidade.
Para recuperar o ritmo de estudo e deixar a preguiça de lado, os médicos indicam que os pais incentivem os filhos a realizarem algumas atividades pedagógicas em casa, antes do início das aulas. Para as crianças, essas atividades podem ser colorir ou desenhar, por exemplo. Para os adolescentes, os pais podem incentivar a leitura de um livro e o desenvolvimento de uma breve resenha ou redação.
A volta da rotina escolar também deve ser planejada em relação à compra de uniforme, de material escolar, mochila e livros. É importante que os pais não deixem essas atividades para a última hora.
A reorganização da rotina para a volta às aulas deve acontecer de forma progressiva. Uma boa conversa com os filhos antes do início do ano letivo sempre é válida para motivar a criança ou o adolescente.
Por fim, tenha em mente que, ao voltar à rotina escolar, seu filho vai precisar de regras e horários determinados para cumprir as tarefas do dia-a-dia e se dedicar aos estudos e às atividades extracurriculares.
Deixe um comentário