A internet no ambiente escolar abre um mundo de possibilidades de aprendizagem, mas é preciso saber usar essa ferramenta da maneira correta.
O uso da internet dentro da sala de aula pode ser extremamente benéfico quando vem acompanhado de um planejamento e direcionamento adequados. Os professores podem, e devem, lançar mão desse recurso para estimular pesquisas e exercícios práticos no ambiente virtual.
O apelo audiovisual da internet, com a possibilidade de execução de músicas, vídeos, textos e notícias, pode ser muito relevante na prática educacional. No entanto, é preciso estar atento ao tipo de uso que o aluno está fazendo da internet, pois esse recurso pode ter consequências positivas ou negativas na educação.
A internet estimula as linguagens coloquiais e multimídia e estimula aspectos sensoriais, afetivos e éticos. O recurso tem se mostrado como uma mídia aberta, descentralizada e que amplia o acesso à cultura e às diferentes realidades do mundo.
A internet pode ter várias aplicações educacionais, como a divulgação de atividades escolares, a pesquisa, o apoio ao ensino e a comunicação. Essa tecnologia diminuiu as fronteiras geográficas do mundo e abriu um universo de possibilidades de aprendizagem.
Para que as consequências de navegar na internet na sala de aula sejam positivas, é preciso que os professores estejam preparados para utilizar essa ferramenta.
O projeto Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo, é um dos projetos pioneiros na implantação do uso de redes eletrônicas no ensino fundamental e médio no Brasil. Nesse programa, o ensino de ciências e de humanidades com redes telemáticas acontece desde 1990.
Cada vez mais, o uso da internet em sala de aula será uma tendência e é preciso criar o ambiente adequado nas escolas brasileiras para que os estudantes tenham acesso a esse tipo de tecnologia.
Deixe um comentário