Crustáceos

Crustáceos

Os crustáceos são conhecidos por esse nome devido ao seu exoesqueleto que é formado de carbonato de cálcio o responsável pela formação de uma crosta. Os crustáceos mais conhecidos são: caranguejos, siris, tatuzinhos e as lagostas, que são artrópodes e na de costumes aquáticos.

Esses animais costumam ter caracteristicas bem distintas, como por exemplo: duas antenas na parte da cabeça. O corpo pode ser dividido em: tórax, abdome, cabeça, cefalotórax e possuem cinco pares de apêndices, possuem tronco que é segmentado e telson na região final, em muitos o tórax é coberto por uma carapaça dorsal e também possuem ânus.

A movimentação desses seres variam conforme seu próprio corpo, a natação dos crustáceos é devido ao movimento dos apêndices, contudo, algumas espécies por serem pesadas, possuem um corpo preparado para o rastejar e também para cavar. Isso acontece por causa de seu exoesqueleto que é enriquecido com carbonato de cálcio, abaixo do tegumento existem glândulas cromatóforos e tegumentares.

A alimentação desses seres se dá ao par de mandíbulas que existem na região da cabeça e também a outros apêndices que ajudam na obtenção de alimento. Grande parte desses animais são filtradores e se alimentam com plâncton e detritos. É uma alimentação que exige cerdas pois os apêndices criam uma corrente circulação de água, deixando preso os alimentos nos apêndices ou nas cerdas filtradoras. Depois os alimentos são removidos destas cerdas que levam as peças bucais onde o alimento é direcionado para o aparelho digestivo.

O sistema circulatório desses seres é semelhante dos quelicerados, ou seja, o coração pode variar de uma vesícula esférica até um longo tubo. O sangue é possuidor de células fagocíticas como: granulosos e amebócitos que ajudam na coagulação e as trocas gasosas são promovidas por brânquias. A excreção dos alimentos é realizado com ajuda das glândulas antenais ou glândulas verdes, no entanto, outros estudos apresentam que as brânquias possuem um papel importante na excreção de amônia, pois, as brânquias são os órgãos importantes para a reparação e manutenção osmótica.

Diversos grupos de crustáceos desenvolveram múltiplos graus de fusão dos gânglios, medial e longitudinal. Os estatocistos são responsáveis pelas estruturas sensoriais, olhos, receptores táteis, proprioceptores e quimiorreceptores. Os olhos podem ser encontrados de dois tipos: compostos ou mediano. O olho mediano é utilizado para a orientação, os adultos possuem dois olhos na lateral da cabeça. Os medianos são comuns no modo larva e podem ou não persistirem na vida adulta. Algumas espécies podem não possuir olhos compostos.

A reprodução desses animais é dióica, apesar de, algumas espécies serem hermafroditas, um exemplo desse caso é o Craca. As gônadas estão localizadas na parte dorsal do tórax ou no abdome e podem ser encontradas em pares. O macho pode apresentar apêndices que servem para segurar a fêmea e depois depositar os espermatozóides que podem ser aflagelados, imóveis e ainda podem ser transmitidos por espermatóforos, algumas fêmeas podem ter receptáculos seminais. Mas na maioria dos casos as fêmeas incubam os ovos em câmaras ou em seus apêndices, alguns possuem desenvolvimento indireto e é possível encontrar em ovos centrolécitos mais de uma larva, no caso dos lagostim, possuem desenvolvimento direto.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *