Para escrever com mais qualidade é preciso conhecer os sentidos denotativo e conotativo das palavras. Entenda!
Para escrever uma redação de qualidade é preciso conhecer todos os recursos que a linguagem nos oferece. Escrever é saber usar a criatividade, o raciocínio e a argumentação para transmitir mensagens de uma maneira adequada e eficaz.
As palavras têm muito poder e podem ser empregadas com diversos significados. Nesse contexto, temos dois conceitos importantes: a denotação e a conotação.
Esses dois recursos linguísticos nos permitem nos comunicar no sentido real expresso pelo discurso ou no sentido figurado. A denotação e a conotação garantem a dimensão das relações de sentido estabelecidas pelas palavras.
Para escrever com mais qualidade é preciso entender completamente o sentido denotativo e o sentido conotativo. Veja:
Sentido Denotativo: o sentido denotativo é o sentido real das palavras, ou o sentido estabelecido pelo dicionário. O sentido denotativo é objetivo.
Sentido Conotativo: o sentido conotativo é bastante empregado em textos literários, poesias e na linguagem publicitária. Esse sentido está relacionado à linguagem poética, repleta de afetividade, expressividade e subjetividade.
Exemplos:
Sentido Denotativo: O rio está poluído! (sentido real)
Sentido Conotativo: O ambiente ficou poluído com a presença desse homem sem caráter. (sentido subjetivo, com uma interpretação diferente)
Na hora de escrever um texto formal e importante, como uma matéria jornalística, um artigo científico ou uma redação de vestibular, é recomendado utilizar apenas o sentido denotativo das palavras. Já o sentido conotativo pode ser empregado na linguagem literária, como em narrações e poesias.
Lembre-se sempre:
Denotação é a utilização da palavra no sentido real do dicionário.
Conotação é a palavra em sentido alterado, com um tom subjetivo ou poético.
Deixe um comentário