Se existe um sentimento que é obrigatório para nossa sobrevivência ele é a felicidade. Basicamente tudo de fazemos é pela procura da felicidade, qualquer tipo de atitude positiva também acaba em felicidade. Pensando nisso podemos estudar filosofia e tentar descobrir a fonte das ideias que temos em nossa mente, só assim podemos vamos entender os fundamentos da política, ciência, sentimentos e tantas outras coisas.
Na busca por felicidade procuramos diversos tipos de pensamentos para seguir, entre eles está o sistema filosófico Epicurismo.
No ponto de vista do criador de Epicurismo, filósofo grego Epicuro (341-271 a.C.), a vida humana é essencialmente passiva, tudo que podemos fazer é experimentar o que se passa, sem supor que somos capazes de mudá-lo. Mesmo assim, Epicuro declarou que esse tipo de vida pode ser uma boa, se as experiências forem agradáveis.
O pensamento de Epicuro substitui o bem pelo prazer e o mal pela dor, assim para um indivíduo adquirir a felicidade ele precisa fazer o máximo de coisas que o façam sentir prazer e o mínimo que façam sentir dor. A não preocupação com os males do mundo, com a chegada da morte e do destino é uma das formas de obter prazer e pôr fim a tão desejada felicidade. Gentileza, gratidão, atitudes e pensamento positivos podem também ser fruto de prazer.
Esse pensamento filosófico foi inspirado no Hedonismo, que prega o prazer como a fonte da felicidade. Sendo assim o homem só consegue ser feliz se for livre de vícios e paixões mundanas. Epicuro achava que os homens não deveriam se envolver politicamente nos problemas da sociedade mostrando assim que as coisas não podem mudar nem com muito esforço vindo dele.
Amizades também são importantes para esse ponto de vista filosófico, que diz que a convivência pode ser saudável e a troca de opiniões e pontos de vista são enriquecedoras.
Deixe um comentário