O aquecimento global tem iniciado a chamada Era do Degelo. Saiba mais!
As atividades humanas têm impulsionado o aquecimento global, fenômeno preocupante e que tem provocado o derretimento do gelo e o aumento dos níveis dos mares. A intensidade do aquecimento global e da destruição da natureza tem criado a chamada Era do Degelo.
Saiba mais sobre o aquecimento global
O aquecimento global do planeta Terra é resultado direto da absorção e reflexão dos raios solares. O fato é que as emissões de gases poluentes, como o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), têm dificultado a reflexão dos raios solares, que ficam aprisionados na Terra e causam um super aquecimento.
Com o aquecimento global, a cobertura de gelo do planeta tem se tornado cada vez menor. Essas condições são prejudiciais para várias espécies animais, como o urso polar, por exemplo.
O aumento da temperatura global tem causado o degelo em várias regiões da Terra, principalmente no Ártico e na Antártida. O derretimento do gelo deve continuar e provocar um aumento no nível dos oceanos, fato que pode resultar na inundação de cidades litorâneas e na destruição de áreas de mangues.
A Era do Degelo também tem afetado áreas como a Groelândia, que já teve sua paisagem modificada pelo fenômeno. Vários pesquisadores estão estudando o processo com o objetivo de encontrar medidas para desacelerar ou deter a desintegração do gelo.
Atualmente, 81% do território da Groenlândia é coberto de gelo, mas o derretimento está fazendo com que essa camada se torne cada dia menor.
Algumas projeções apontam que o degelo vai provocar uma subida de cerca de seis metros no nível dos oceanos até 2100. Caso estes valores se registem, os efeitos do degelo afetariam todo o planeta e cerca de 70% da população mundial seria prejudicada.
Deixe um comentário