Diferente do que a maioria das pessoas pensam o folclore não é uma exclusividade do Brasil. Ele é uma forma de mostrar a cultura local e é comemorado pelo mundo todo.
O folclore é considerado um conjunto de tradições e manifestações populares, ele representa a identidade de um povo. Normalmente ele é construído por lendas, mitos, provérbios, comidas, danças e costumes que são passados de geração em geração. A origem da palavra folclore é de origem inglesa, vinda de folklore que é a junção de folk, que significa povo, e lore, que significa conhecimento ou sabedoria. Ela pode até ser conhecido por outro nome, mas existe pelo mundo todo e mantém as mesmas características.
Cada canto do mundo mantém suas tradições vivas de alguma forma, na Alemanha por exemplo existe a Oktoberfest que ressuscita as danças típicas, as comidas do país e a cerveja. Já nos Estados Unidos, o folclore está mais presente nas regiões rurais, com seu churrasco e comidas típicas, músicas country e indígena, e suas histórias.
Talvez o Japão seja o país que mais conserva suas tradições folclóricas, em muitas festas eles exaltam a cultura antiga. Tradições como Daruma, dragões, vestimentas, danças e sua comida exótica são mantidas até hoje nas cidades do interior e nas festas como o festival da primavera – Hanami e a festa dos fogos de artifícios – Hanabi. Na Inglaterra parte forte do folclore é feito de contos, e muitos deles são conhecidos pelo mundo todo como os contos de Grim, Cachinhos Dourados, João e o Pé de Feijão, Barba Negra e Robin Hood.
Como podemos perceber é muito importante manter uma cultura e suas tradições viva e continuar passando para as próximas gerações. Só assim poderemos lembrar de onde vivemos, lembrar a origem de nossos ancestrais e descobrir porque vivemos assim hoje.
Deixe um comentário