As maiores reservas de Hélio do mundo estão no Texas, nos Estados Unidos. Saiba mais!
O gás Hélio foi descoberto no ano de 1868, pelos astrônomos Pierre Janssen e Norman Lockyer. A substância química é simples, formada por um átomo de hélio (He).
A palavra Hélio vem do grego Helios, que significa Sol. O Hélio é um gás incolor, inodoro, monoatômico, atóxico e de baixa densidade. Esse gás não está sujeito à combustão e tem um ponto de evaporação mais baixo do que todos os outros elementos da tabela periódica.
O gás Hélio é classificado como um gás nobre. Ele apresenta alta estabilidade química, e é muito abundante no universo, sendo facilmente encontrado nas estrelas e em erupções vulcânicas. A maior reserva de Hélio do mundo está nos Estados Unidos.
Por não ser um gás inflamável, o hélio é muito utilizado hoje para o enchimento de dirigíveis, balões meteorológicos e bexigas. O hélio também é misturado ao oxigênio em cilindros de ar para mergulhadores, e é aplicado na indústria.
Muita gente gosta de brincar com o gás Hélio, pois ele tem a capacidade de alterar a voz humana, quando inspirado. Isso acontece porque o gás é 7 vezes menos denso do que o ar que respiramos, e faz com que nossa voz se propague com mais velocidade.
Atualmente, o uso do gás hélio para encher bexigas em festas infantis preocupa os pesquisadores. Muitos especialistas acreditam que o gás deva ser preservado para ser aplicado em áreas mais importantes.
Os estudiosos da Universidade College London acreditam que o gás Hélio pode acabar, prejudicando muitos setores da indústria, da medicina e das novas tecnologias.
O hélio tem o ponto de ebulição a 269 graus Celsius negativos, característica que lhe garante uma propriedade de supercondutor de imãs. Por isso, o gás é usado em scanners de ressonância magnética e é considerado muito precioso.
O hélio se forma pela decomposição de rochas radioativas na crosta da Terra. O gás fica acumulado em depósitos naturais. As maiores reservas do mundo estão em Amarillo, no Estado do Texas.
Deixe um comentário