O estado gasoso é caracterizado pela temperatura crítica e pelo deslocamento livre das partículas.
Na física, estudamos as mudanças de estado físico da matéria. Um dos estados analisados é o gasoso, caracterizado pelo deslocamento livre das partículas.
Os gases estão presentes na atmosfera e nas ações do cotidiano. O vapor d’água é um exemplo desse estado físico.
Os gases são muito variáveis, e podem apresentar volume, densidade, pressão, e viscosidade diferentes.
Podemos definir o gás como toda substância gasosa que apresenta temperatura acima de um nível térmico chamado de temperatura crítica. Os gases também são considerados altamente difusos. Eles têm a capacidade de preencher rapidamente qualquer tipo de recipiente.
No estudo dos gases, temos os gases ideais ou perfeitos, que apresentam proporção direta entre molaridade, volume, temperatura e pressão. Esses gases têm um comportamento homogêneo e previsível.
Propriedades dos gases:
Pressão: cada parte de um gás exerce uma força sobre um recipiente. Um exemplo é a panela de pressão.
Volume: todo gás ocupa um espaço dentro de um recipiente.
Temperatura: a temperatura determina a agitação das partículas do gás.
Os gases são resultado do aumento da temperatura. Nessa condição, as partículas ganham mais energia cinética e passam para o estado gasoso.
Todas as substâncias apresentam uma tensão de vapor. No estado gasoso as forças entre as partículas perdem força e as colisões são frequentes.
Os estudos dos fenômenos físicos relacionados ao estado gasoso começaram a partir de meados do século XVII. A principal descoberta da área é a característica de baixa condensação molecular da matéria em estado gasoso.
Deixe um comentário