Nomes importantes como Bhaskara, Cauchy, Descartes, Euclides, Euller, John Napier, Lobachevski, Pascal, Pitágoras, Poincaré, Poncelet, Riemann e Sócrates marcaram e definiram os rumos da matemática. Essa que se tornou uma das mais importantes ciências do mundo, começou a ser formulada já na época de Cristo e depois novas fórmulas, soluções e cálculos foram surgindo a cada ano.
A matemática evoluiu mais rápido do que o homem podia imaginar. A adição, a subtração, a multiplicação, a divisão, a raiz quadrada, a potência, as frações, as razões, as equações e inequações transformaram a forma do homem pensar e enxergar o mundo.
E tudo isso foi mérito de grandes matemáticos, que passaram a vida dedicados ao estudo de termos, leis, teorias, etc… Muitos pensam que a matemática é uma ciência complexa, mas a verdade é que ela é fascinante e lógica.
Para citar alguns matemáticos importantes vamos começar por Bhaskara, um indiano responsável por desenvolver as conhecidas equações do segundo grau.
Também devemos citar René Descartes, matemático francês que escreveu o célebre tratado chamado “Discurso do Método” onde expõe sua teoria de que o universo era todo feito de matéria em movimento e qualquer fenômeno poderia ser explicado através das forças exercidas pela matéria contígua. Esta teoria só foi superada pelo raciocínio matemático de Newton.
Pitágoras também merece destaque. O filósofo e matemático grego foi responsável pelos números pares e ímpares, os números primos e os quadrados. Ele estabeleceu a base científica para a matemática, especialmente em relação à geometria, com seu teorema da hipotenusa, conhecido como teorema de Pitágoras.
Por fim citaremos também, Leonhard Euler, um matemático suiço do século XVIII, responsável pela Igualdade de Euler, que tem a ver com os sólidos poliedros.
Esses e muitos outros nomes são responsáveis pela matemática tal qual a conhecemos e fazemos uso nos dias de hoje!
Deixe um comentário