Karl Marx e seu Pensamento Sociológico

Karl Marx e seu Pensamento Sociológico

Embora Karl Marx seja um filósofo do século XIX, até aos dias de hoje faz parte do pensamento sociológico, e está entre os grandes autores estudados quer no ensino médio, quer nas universidades. A verdade é que muitos dos conceitos usados em sociologia partiram precisamente do Marx, e por isso falamos em Pensamento Sociológico, pois foi exatamente isso que o autor fez.

Para a Sociologia, Karl Marx teve particular importância, especialmente pela sua vasta obra ainda ser adaptada para os dias de hoje. Podemos mesmo afirmar que ela é quase intemporal, desde que prevalecendo os ideais e modelos capitalistas.

Desta forma, ainda usamos vários conceitos que foram formados e delineado por ele, e são esses conceitos que iremos ver aqui.

O Pensamento Sociológico de Karl Marx: Conceitos importantes

Existem alguns conceitos de Karl Marx que estão na base do pensamento sociológico. Vejamos quais eles são.

CLASSES SOCIAIS

No seu pensamento sociológico, Marx desenvolve toda uma teoria acerca das relações sociais, as quais se baseiam numa luta de classes. Assim, as relações existentes entre os homens se dá em oposição, exploração e antagonismo.

Segundo ele, esta relação de oposição está na base de sustentação do modelo capitalista. Ele foi ainda mais longe, ao contrapor-se com as ideias liberais de igualdade entre todos os homens, dizendo que numa sociedade capitalista as relações desiguais eram obrigatórias, tendo sempre da maioria estar sujeita à minoria (patrões e proprietários).

Devemos a Marx o termo Classes Sociais, pois foi o primeiro a usar esse conceito.

ALIENAÇÃO

Este outro conceito desenvolvido por Karl Marx faz parte atualmente do vocabulário de vários autores, estando na base do pensamento sociológico.

Segundo o autor, tanto o salário como a propriedade privada são os fatores que separam os meios de produção da mão de obra (trabalhadores). O fato de eles não terem acesso às ferramentas de trabalho, à propriedade, e aos meios de produção, encontram-se alienados economicamente, mas também politicamente, pois o Estado acaba representando somente a classe dominante (proprietários).

MAIS-VALIA

O conceito de mais-valia também foi desenvolvido por Marx, o qual representa o lucro do proprietário. Ou seja, é o valor que representa a diferença entre o preço da mercadoria ao público e o custo de sua produção.

Para Marx, a mais-valia representa, assim, todo o valor que é negado ao trabalhador, que embora tenha sido criado durante a sua jornada de trabalho, nada lhe é facultado.

Embora estes conceitos tenham sido desenvolvidos numa era onde as fábricas e os operários eram a maior fonte de renda, eles permanecem atuais, fazendo parte do pensamento sociológico, não só de Karl Marx, mas de muitos outros sociólogos renomados da atualidade.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *