O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um programa do Ministério da Educação, criado em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% para alunos carentes de todo o Brasil.
De acordo com o edital, o Prouni conta com a participação das diversas instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior, em todo o País.
Requisitos para o Prouni
Ainda conforme o edital do programa, poderão participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e obtiveram nota média mínima de 450 pontos, bem como não ter zerado a redação. Além disso, o Prouni também traz uma série de exigências socioeconômicas para participação dos candidatos.
Notas de Corte Prouni
O Prouni a cada ano recebe mais inscrições, o que tem feito a concorrência ficar bem acirrada, aumentando as notas de corte referente à seleção de candidatos para o programa federal.
O curso campeão nas maiores notas tem sido o de Medicina. O Ministério da Educação divulga ao final das inscrições o total de inscrições recebidas e o perfil de candidatos interessados na seleção.
Seleção do Prouni
O programa oferece bolsas nos primeiro e segundo semestres de cada ano letivo. O MEC que organiza o período para as respectivas inscrições. Após a chamada regular, os candidatos que não foram selecionados poderão manifestar interesse pela lista de espera e se ainda sobrar vagas, haverá um período para inscrições para as vagas remanescentes.
Preparação para o Prouni
A melhor forma de preparação para o candidato interessado no Prouni é focar nos estudos e garantir uma boa nota no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.
O candidato deverá utilizar diversas plataformas de ensino e resolver provas antigas do Enem, pois dessa forma o candidato poderá aumentar suas chances na seleção para bolsa do Prouni, que atende milhares de jovens brasileiros em busca de uma graduação.
Deixe um comentário