O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), conforme informações do MEC, é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Critérios para inscrição junto ao SiSU
Para fazer a inscrição no SiSU o estudante deve realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter nota na redação diferente de zero.
Como se preparar para o SiSU?
Uma das melhores formas de preparação para o Sisu é o candidato garantir uma boa nota do Enem, estudando em várias plataformas de ensino. Outra dica é resolver provas antigas do Enem e cronometrar seu tempo de acordo com o prazo de resolução das provas.
Instituições que participam do SiSU
Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participam do Sistema de Seleção Unificada. O sistema seleciona candidatos pelas maiores notas. O último classificado terá sua nota de corte como referência para os demais candidatos. Elas não garantem a vaga apenas a possibilidade de ingresso.
Reserva de Vagas SiSU
Os participantes do SiSU terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas; de acordo com a Lei de Cotas, alterada pela Lei nº 13.409/2016.
As instituições participantes do Sisu disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias, aprovadas pelos respectivos conselhos institucionais. Em determinados cursos superiores, poderá haver três modalidades de concorrência que são vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma dessas modalidades, de acordo com seu perfil.
SiSU e prazos de inscrições
O SiSU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação, pelo qual são liberadas vagas para os primeiro e segundo semestres de cada ano letivo.
Após a divulgação do resultado do Enem, que acontece aproximadamente em sessenta dias após a realização das provas, o Sistema é liberado para as respectivas inscrições.
O Sisu referente ao primeiro semestre acontece geralmente em janeiro e oferece aproximadamente 275.000 vagas, nas diversas instituições públicas do País.
A concorrência é bem acirrada, pois em média mais de dois milhões de candidatos realizam a inscrição em até dois cursos de graduação.
O SiSU referente ao segundo semestre oferece em média 75.000 vagas nas diversas instituições públicas de ensino, e é liberado no final de maio ou início de junho de cada ano.
Deixe um comentário