O fim da segunda guerra mundial

O fim da segunda guerra mundial

Em 2 de setembro de 1945, após a rendição do Japão, as forças aliadas se mobilizaram para celebrar acordos políticos que dariam um fim a Segunda Guerra Mundial, podemos dizer que as discussões sobre o mundo pós-guerra teve início antes deste momento na história. Na Conferência de Teerã, em Novembro de 1943, a derrota dos alemães foram traçadas pelos aliados e foi organizado as primeiras divisões territoriais das tropas de ocupação de cada país.
 
Na Conferência de Yalta, em Fevereiro de 1945, quando as forças dos Eixos estavam praticamente vencidas, os aliados decidiram se reunir para reafirmar o início da autodeterminação dos povos e também a expansão do regime democrático. Em Teerã, as zonas de influência tiveram confirmação e a partir deste momento, poderíamos reconhecer o desenvolvimento de uma ordem bipolar representada pelos Estados Unidos e a União Soviética.
 
Um outro ponto essencialmente importante neste período foi o começo dos diálogos que deram origem a ONU (Organização das Nações Unidas), e esse primeiro passo acabou sendo consolidado com a Carta das Nações Unidas, que fora assinada em Junho de 1945, por mais de cinqüenta países. Já neste tempo foram estipulados os cinco órgãos fundamentais da Organização das Nações Unidas, pontos estes que permanecem até hoje.
 
Em Julho e Agosto de 1945, aconteceu a Conferência de Potsdam, contando com a presença de: Josef Stálin (URSS), Clement Attlee (Inglaterra) e Harry Truman (EUA), foi nessa reunião que a Alemanha teve seu território dividido em quatro zonas e ainda, administrados pelos franceses, britânicos, americanos e soviéticos, além destes acontecimentos ainda fora estipulado uma indenização de vinte bilhões de dólares a ser paga pelo governo alemão.
 
Uma outra ação significativa tomada em Postdam foi a criação de um tribunal internacional para julgar os envolvidos no nazismo. Sob o conceito jurídico inédito de “crime de guerra”, o tribunal de Nuremberg condenou onze líderes nazistas a morte, mas aqueles que tiveram outras penas, conseguiram fugir para países latino-americanos e permaneceram impunes até o final de suas vidas.
 
Contudo, os acordos sancionados à Segunda Guerra Mundial tiveram enorme peso para que a ordem bipolar e a Guerra Fria se tornassem uma realidade no mundo. A influência do socialismo soviético influenciou o Leste Europeu de uma forma alarmante, e, do outro lado, os Estados Unidos assegurou a porção Ocidental do mundo Europeu e impôs sua influência ao Japão, parando assim uma possível hegemonia completa do socialismo pelo Oriente.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *