Câncer é uma das doenças mais estudadas hoje em dia, mas ainda é a causa de inúmeras mortes. Infelizmente ela é uma doença comum, onde existe a chance de cura mas não existe uma fórmula exata para isso. Popularmente o tumor é chamado de neoplasia. Entenda mais sobre ela:
O que é neoplasia?
O crescimento do número de células é chamado de neoplasia, ela pode ser benigna ou maligna.
Qual a Diferença de neoplasia benigna e maligna?
As neoplasias benignas tem o crescimento organizado, geralmente lento e expansivo. Elas apresentam limites nítidos e não se espalham por outros tecidos.
Já a maligna as células crescer e se multiplicam rapidamente, elas invadem outros tecidos e se espalham, nessa situação ela é chamada de câncer.
Quais os problemas que levam a produção das neoplasias?
Problemas genéticos espontâneos e hereditários, fatores externos (vírus, parasitas e hormônios), físicos (radiação) e químicos.
Toda neoplasia é câncer?
Não, somente é considerada câncer as neoplasias malignas.
Quais são os tratamentos?
O tratamento pode ser feito por cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Tudo depende do tamanho, tipo e órgão de origem do tumor. A quimioterapia pode ser usada junto ou isolada da radioterapia.
Como evitar o surgimento de neoplasias?
Na maioria dos casos o tumor está no pulmão, esse tipo é normalmente causado pelo tabaco.
Então, para esse tipo de câncer existe alguns tipos de prevenções como evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas. Em outros tipos a prevenção pode ser feita, anualmente, através de exames como: papanicolau, exame de próstata e ultrassom de mama. Para pessoas com casos relacionados na família é importante que os exames sejam feitos com mais frequência, uma vez que a genética é um risco.
Infelizmente, qualquer pessoa está sujeita a desenvolver o câncer, os riscos aumentam conforme a idade do indivíduo e o fatores de risco que ele está exposto.
Deixe um comentário