População e espaço urbano são conceitos intimamente relacionados. Entenda como é a realidade da população nas cidades, metrópoles e megacidades!
Os conceitos de população e espaço urbano estão intimamente relacionados. Isso acontece porque a população vive e se desloca muito mais no espaço urbano do que no espaço rural.
O espaço urbano é o espaço das cidades, das metrópoles e das grandes regiões metropolitanas, ou conglomerados urbanos. O espaço urbano é caracterizado por núcleos habitacionais chamados de bairros, e é também um espaço dividido por regiões, onde a zona central é sempre a mais movimentada e importante.
No Brasil, cerca de 80% dos brasileiros vivem em espaços urbanos. Esse espaço é muito complexo e apresenta características e problemas semelhantes.
Para que a população possa viver e trabalhar no espaço urbano é preciso que os governos trabalhem com políticas públicas que possam desenvolver a habitação, o saneamento, o transporte, a saúde e a educação.
A urbanização brasileira aconteceu muito rapidamente. Os brasileiros que moram em cidades são maioria desde 1965. Isso é resultado do processo da migração da zona rural para a zona urbana.
As cidades com grandes populações também costumam ter os maiores problemas. A população se desloca para os grandes centros em busca de trabalho e melhores condições de vida, mas, muitas vezes, esse movimento resulta em sérios problemas sociais, como a mendicância, a favelização e a segregação urbana.
As grandes cidades precisam de mais infraestrutura de transportes e de um planejamento consciente da ocupação do território. Grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, vivem hoje um inchaço populacional, que reduz as chances de uma vida digna para grande parte dos cidadãos.
O crescimento da população e a ocupação das grandes cidades têm levado a fenômenos como a conurbação, que é a junção de espaços territoriais de cidades vizinhas; e ao surgimento das regiões metropolitanas.
Esse adensamento populacional no espaço urbano levou as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro a entrarem para o grupo das 20 megacidades do mundo. Podemos dizer que, no Brasil, a urbanização gerou uma grande desigualdade social entre a população.
Deixe um comentário