Obter energia através da luz. Isso é o que acontece nos vegetais clorofilados quando eles utilizaram esse processo físico e químico. A Fotossíntese ocorre quando os vegetais sintetizam dióxido de carbono e água. Essas substâncias se transformam em glicose, celulose e amido através da energia da luz. Esse processo é muito importante para a vida na terra, pois muitos outros seres dependem das substâncias das plantas para a sobrevivência.
No século 18 cientistas começaram a aprofundar os estudos de metabolismo das plantas. Eles notaram que o dióxido de carbono liberado na atmosfera era utilizado pelas plantas. No século 19 outro grupo de cientistas descobriu que os vegetais incorporavam água nos seus tecidos. As clorofilas, que são divididas nos tipos a, b, c e d, são os elementos mais importantes para a fotossíntese.
A Fotossíntese pode ser dividida nas etapas fotoquímica e química. As reações que ocorrem são chamadas de reações de claro e reações de escuro.
Na etapa fotoquímica ocorre a fotólise da água, que é a quebra da molécula de água pela luz. Nesse processo há liberação de oxigênio para a atmosfera e transferência dos átomos de hidrogênio para transportadores de hidrogênio. Ainda nessa etapa ocorre a fotofosforilação, que é a adição de fosfato em presença de luz. A substância que sofre esse processo durante a fotossíntese é a ADP, que se transforma em ATP.
Na etapa química ocorre no estroma dos cloroplastos sem necessidade direta de luz. Esse ciclo começa com a união de CO2 da atmosfera com moléculas orgânicas já presentes no cloroplasto. Em seguida ocorre a incorporação de hidrogênios às moléculas de carbono, formando os carboidratos. Nesse processo a energia é fornecida pela ATP.
É dessa forma que o açúcar é formado e a energia é garantida pela fotossíntese.
Deixe um comentário