O Sistema Linfático é formado por órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Esse sistema atua na produção e no transporte do fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. Assim, o sistema é composto por uma rede de vasos linfáticos semelhantes às veias.
O sistema linfático filtra o líquido tissular e o devolve para a corrente sanguínea. Além disso, atua no sistema imunológico, protegendo o organismo contra bactérias e vírus invasores.
Esse sistema é basicamente formado pela linfa, os vasos linfáticos e os órgãos linfáticos, como as amídalas (tonsilas), as adenóides, o baço, os linfonodos (nódulos linfáticos) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfóide).
Vamos conhecer os elementos que constituem o Sistema Linfático:
Amídalas – localizadas na região da garganta. Produzem linfócitos.
Timo – órgão linfático que se desenvolve na criança. Formado por dois lobos laterais mantidos em contato por meio de um tecido conjuntivo. Está localizado parcialmente no tórax e no pescoço.
Linfonodos – órgãos linfáticos numerosos no organismo. Atua para filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos, como vírus e bactérias.
Baço – órgão linfático que possui grande quantidade de macrófagos. Atua na limpeza do sangue, como um filtro. Também reage a agentes infecciosos.
Vasos Linfáticos – atuam na drenagem do excesso de líquido que sai do sangue.
Deixe um comentário