Acróstico

Acróstico

O acróstico é uma composição poética desenvolvida a partir das letras de uma palavra.

Acróstico é toda composição poética derivada de palavras. Nessas criações, cada letra que compõe uma palavra dá origem a um verso ou uma frase de impacto.

Os acrósticos podem ter frases e palavras desconectadas ou podem ser a conclusão de poesias. De uma maneira geral, o acróstico é uma composição poética, apresentada na forma vertical e desenvolvida a partir das letras iniciais ou finais de cada verso, resultando numa sequência lógica.

Esse tipo de escrita foi bastante utilizado no período barroco, nos séculos XVI e XVII. A palavra acróstico vem do grego Ákros, que significa extremo, e de stikhon, que significa linha ou verso.

Em português, o acróstico apareceu pela primeira vez no Cancioneiro geral, no século XVI. Existem vários tipos de acrósticos, como o acróstico alfabético, o mesóstico, o acróstico em prosa, entre outros.

Veja um exemplo de acróstico apresentado na música de Roberto Carlos em homenagem a sua falecida esposa, Maria Rita. O acróstico foi desenvolvido a partir do nome Maria Rita.

M ais que a minha própria vida

A lém do que eu sonhei pra mim

R aio de luz

I nspiração

A mor você é assim

R ima dos versos que eu canto

I menso amor que eu falo tanto

T udo pra mim

A mo você assim

M eu coração

E ternamente

U m dia eu te entreguei

A mo você

M ais do que tudo eu sei

O sol

R aiou pra mim quando eu te encontrei

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *