Albert Einstein foi um célebre cientista do século 20. Este famoso físico elaborou a teoria da relatividade e ganhou o Prêmio Nobel em 1921.
De origem alemã, Einstein que era de família judaica, viveu em Munique. Nos primeiros anos de vida, ele apresentou dificuldades de aprendizado.
Em 1894 a família de Einstein se mudou para a Itália. Em 1895 ele fez exames de admissão à Eidgenössische Technische Hochschule, em Zurique, mas foi reprovado nos exames.
Depois disso, ele decidiu ir para a Suíça para terminar a escola secundária.
Aos 17 anos, Albert Einstein renunciou à cidadania alemã. A cidadania suíça lhe foi concedida em 1901 e ele cursou o ensino superior na ETH em Zurique.
Em 1903 casou-se com Mileva Maric, com que teve três filhos: Lieserl, Hans Albert e Eduard.
Entre 1909 e 1913 Einstein lecionou em Berna, Zurique e Praga. Ele voltou à Alemanha em 1914, pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial.
Em novembro de 1915, Einstein fez uma série de conferências e apresentou sua teoria da relatividade geral. No ano seguinte o cientista publicou “Fundamento Geral da Teoria da Relatividade”.
Em 1933, Hitler chegou ao poder na Alemanha e o cientista foi aconselhado a deixar o país, renunciando mais uma vez à cidadania alemã.
Em 7 de outubro de 1933, Einstein viajou para os Estados Unidos, mais especificamente para a cidade de Princeton, no estado de New Jersey, onde passou a integrar o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton.
Em 1940 ele ganhou a cidadania americana.
Em 1945, renunciou ao cargo de diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, mas continuou a trabalhar na universidade.
Albert Einstein continuou vivendo em Princeton até seus últimos dias. Hoje em dia, ainda é possível ver um busto em homenagem ao cientista na entrada da pequena e aconchegante cidade. Sua casa também é ponto de visitação de turistas e até mesmo a sorveteria Thomas Sweet, frequentada por Einstein, guarda recordações do cientista.
Uma semana antes de sua morte Einstein assinou uma carta, endereçada a Bertrand Russell, concordando que seu nome fosse incluído numa petição exortando todas as nações a abandonar as armas nucleares.
Einstein morreu em 18 de abril de 1955, em Princeton, aos 76 anos. Seu corpo foi cremado.
Deixe um comentário