Os povos de Esparta e Atenas representavam a diversidade cultural da Grécia Antiga.
Esparta e Atenas foram cidades-Estado da Grécia Antiga. Essas duas sociedades eram distintas e apresentavam uma política descentralizada, além de costumes e tradições próprios.
Os espartanos eram descendentes dos guerreiros dóricos e os atenienses eram originários dos povos da civilização creto-micênica.
Nas questões políticas, Atenas se apresentava como democrática. Já em Esparta, as questões políticas eram dominadas por um grupo de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia; e também pela presença de dois reis.
Em aspectos culturais e comportamentais, Esparta se mostrava rigorosa quanto à educação física e psicológica das mulheres. Nessa sociedade, as mulheres podiam participar de reuniões públicas, disputar competições esportivas e administrar o patrimônio familiar. Em Atenas, no entanto, as mulheres eram obrigadas a viver em função de atividades domésticas e se mostravam bastante submissas aos homens.
No quesito educação, Atenas buscava exercitar o equilíbrio entre mente e corpo, e Esparta seguia uma tradição militarista.
As diferenças entre essas duas sociedades mostram os contrastes da Grécia Antiga e as riquezas culturais do mundo grego. As cidades de Esparta e Atenas formavam um cenário de extrema diversidade cultural, religiosa, política e econômica.
Deixe um comentário