A China é o berço das civilizações antigas do mundo e sua história tem mais 4 mil anos.
A China é uma das civilizações mais antigas do mundo, sendo que sua história tem mais de 4 mil anos. A primeira dinastia chinesa foi a Xia, fundada em 2070 a.C.
Os primórdios da história chinesa foram marcados pelo feudalismo. Ao longo dos anos, 14 dinastias dominaram o país, incluindo a Han, a Tang, a Song, a Ming e a Qing.
Um dos grandes marcos da China antiga, a Grande Muralha, foi construída durante o domínio do imperador Qin Shi Huang. Em 1912, houve o fim da dinastia Qing por meio de uma revolução que tornou a China uma república dominada pela guerra civil entre comunistas e nacionalistas.
Em 1949, os comunistas assumiram o poder, fundando a República Popular da China. Hoje, o governo chinês é formado pelo Partido Comunista Chinês, os militares e o Conselho de Estado.
A constituição vigente no país foi adotada em 1982. O código das leis chinesas estabelece o Congresso Nacional do Povo como a maior autoridade governamental do país.
Atualmente, a China está dividida em 23 províncias, 5 regiões autônomas e 4 municípios, além de ter 2 regiões administrativas especiais. O país conta com uma economia baseada na indústria e no comércio, e está entre as nações dos Brics – o Grupo dos países emergentes do mundo.
No último século, a população da China saltou de 400 milhões para mais de 1,3 bilhão de pessoas. Esse crescimento populacional forçou o governo a adotar um controle rígido da natalidade no país. Hoje, os casais chineses só podem ter um filho único.
O mandarim é a língua oficial da China. As manifestações religiosas são controladas no país, mas existem três linhas filosóficas chinesas: o confuncionismo, o taoísmo e o budismo.
Deixe um comentário