Guerra do Golfo: disputa pelo controle do petróleo no Oriente Médio

Guerra do Golfo: disputa pelo controle do petróleo no Oriente Médio

O petróleo é um dos bens finitos mais valiosos economicamente. Várias nações disputam o seu controle. Isso gerou alguns conflitos bélicos que tinham como interesse por uma nação dominar maior região exploradora da riqueza.

A Guerra do Golfo aconteceu em 1990 entre Iraque e Kuwait. Alguns outros países do Oriente Médio, além dos EUA, estavam envolvidos no conflito. O Iraque queria controlar a área de exploração petrolífera do território do Kuwait. No início, parecia apenas mais um pequeno conflito que marca o Oriente Médio.

Porém, em 1991 o Iraque invadiu o Kuwait com 100 mil soldados. Despreparado, o Kuwait só conseguiu mostrar um pouco de resistência com sua força aérea. O território kuwaitiano foi anexado ao Iraque. Como retaliação, a ONU declarou embargo econômico ao Iraque. Nenhum país membro da organização podia realizar operações comerciais com o país.

A Organização também determinou um prazo para que as tropas iraquianas deixassem o país. Enquanto isso, os EUA já preparavam seu exército para combater a força invasora do Iraque.

Como Saddan Hussein não cumpriu o prazo, começaram os bombardeios contra o Iraque. O Iraque tentou de várias formas manter o controle do Kwait e conseguir aliados em seu combate. Porém os EUA conseguiram contornar a situação. Ao final, o Iraque perdeu a guerra e deixou o território do Kuwait.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *