A imigração ilegal é o processo no qual uma pessoa deixa seu país de origem para viver em outro país com o objetivo de lá encontrar oportunidades de trabalho, mas o faz sem a autorização do governo, ou seja, sem o visto de permissão.
O imigrante ilegal, muitas vezes, busca uma melhor condição de vida ou foge de perseguições políticas e governos extremistas. Para isso, o imigrante entra num país de forma clandestina e permanece por tempo indeterminado sem qualquer tipo de documentação ou autorização.
O processo de imigração ilegal é muito acentuado nos Estados Unidos e em países da Europa. Nesses casos, o imigrante pode colocar sua vida em risco e precisa viver às margens da sociedade, fugindo das autoridades locais.
Uma vez descoberta a situação irregular de um imigrante, ele pode ser preso ou deportado para seu país de origem.
Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 11 milhões de imigrantes são ilegais. A maioria das pessoas irregulares no país é procedente do México e do Brasil.
A imigração ilegal viola leis de imigração e chega a prejudicar a política internacional, ou as relações entre os países.
Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Japão e Itália também estão na lista dos países que sofrem acentuada imigração ilegal.
Deixe um comentário