Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe, na Inglaterra. Ele foi considerado um autodidata com grande conhecimento matemático.
Em 1666 se formou pela Trinity College, Cambridge. Lá, ele estudou a filosofia de Aristóteles, Descartes, Pierre Gassendi e Robert Boyle. Depois disso, ele começou seus estudos mais profundos sobre matemática.
Newton não se concentrou apenas numa só área de estudos. Ele também tinha interesse em Filosofia Natural, Teologia e Alquimia.
Em 1667, com vinte seis anos, regressou a Cambridge como professor de matemática. Suas primeiras lições foram sobre ótica, e já em 1668 tinha construído com as suas próprias mãos um telescópio de espelho muito eficaz.
O trabalho mais importante de Newton culminou com a Teoria da Gravitação Universal. Ele descobriu a lei da força centrípeta sobre um corpo em órbita circular.
Em 1679 Newton provou que a Lei das Áreas de Kepler é uma consequência da força centrípeta, e também que a órbita é uma elipse.
Newton explicou a ocorrência de vários fenônemos como a órbita excêntrica dos cometas; as marés e suas variações; a precessão do eixo da Terra; e o movimento da Lua influenciado pela gravidade do Sol.
Depois de viver uma vida de genialidade e grande contribuição para as ciências exatas, Newton sofreu um colapso nervoso em 1693. Ele, então, abandonou a pesquisa e assumiu uma posição no governo em Londres, tornando-se Guardião da Casa da Moeda Real e Mestre.
Em 1703 foi eleito presidente da Sociedade real e foi agraciado com o título de cavalheiro em 1708, pela Rainha Anne. Ele foi o primeiro cientista a receber esta honra da monarquia britânica.
Morreu em 31 de março de 1727 em Londres, Inglaterra.
Deixe um comentário