Josef Stalin foi líder da União Soviética e governou de maneira ditatorial e violenta.
Josef Stalin foi um político e representante do Partido Comunista da União Soviética. O homem que se tornaria líder da União Soviética nasceu em 18 de dezembro de 1878, na cidade de Gori. Ele era filho de um sapateiro e de uma lavadeira.
Stalin estudou numa instituição de ensino religiosa russo-ortodoxa. Em seguida, ele foi enviado para um seminário na capital georgiana, Tbilisi, mas acabou expulso do local em 1899 por causa de mau comportamento.
Ao sair do seminário, Stalin se uniu à luta revolucionária. Ele se tornou militante do movimento social-democrático.
Em 1902, Josef Stalin foi preso e enviado para a Sibéria. Em 1905, ele comandou uma greve em Baku e encontrou Lênin.
Ao ampliar sua parcipação política, Josef Stalin acabou sendo eleito para o comitê central do Partido Comunista Bolchevique. Em 1912, ele ajudou a fundar o jornal partidário Pravda.
Durante a guerra civil, Stalin participou da luta e aumentou sua popularidade. Em 3 de fevereiro de 1922, ele foi eleito secretário-geral do Partido Comunista da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Em 1924, Stalin se tornou sucessor de Lenin e passou a pregar o socialismo em um só país. No comando da União Soviética, Stalin iniciou as reformas para o fortalecimento da URSS.
Uma das primeiras medidas foi o plano quinquenal, em 1928. O objetivo desse plano era fomentar a industrialização e construir uma nova base para o socialismo.
Em seguida, Stalin determinou a coletivização da agricultura, o desenvolvimento da indústria leve e o expurgo nos quadros partidários. Essa fase do governo de Stalin foi marcada por violência, deixando milhares de presos, torturados e mortos.
Stalin esteve envolvido na Segunda Guerra Mundial, saiba tudo sobre a segunda guerra mundial
Em 22 de junho de 1941, a Alemanha declarou guerra à URSS. Stalin comandou as forças armadas soviéticas. Alguns anos depois, com o fim da Segunda Guerra Mundial, Stalin se tornou inimigo do governo dos Estados Unidos, dando início à Guerra Fria.
Esse período de domínio de Josef Stalin e a política desenvolvida por ele são chamados de Stalinismo. Esse momento político foi marcado pelo culto e a adoração à imagem de Stalin e por crimes contra a vida.
Stalin era considerado um homem sem escrúpulos, que usou seu poder para destruir todas as pessoas que fossem consideradas inimigas. O stalinismo foi importante para a consolidação do regime soviético.
Josef Stalin morreu em 5 de março de 1953, vítima de hemorragia cerebral. Sua morte foi muito discutida e investigada, mas ainda permanece com pontos obscuros.
Anos depois, surgiu a suspeita de que Stalin tinha sido envenenado. Em 2003, historiadores russos e americanos divulgaram que Stalin tinha ingerido varfarina, um veneno de rato que inibe a coagulação sanguínea e causa hemorragia cerebral.
Deixe um comentário