As macromoléculas são sólidos covalentes naturais ou sintéticos. Entenda!
Na química estudamos vários tipos de moléculas, entre elas as chamadas macromoléculas, ou polímeros. Existem macromoléculas naturais e sintéticas. Veja:
Macromoléculas Naturais: são biomoléculas fundamentais, como os glicídios, os lipídios e as proteínas encontradas no organismo humano.
Macromoléculas Sintéticas: são empregadas na fabricação dos plásticos e estão presentes em algumas substâncias em estado sólido.
As macromoléculas são sólidos covalentes ou sólidos de rede covalente. Essas moléculas são estruturas de massa molar elevada, que formam cristais covalentes ou cristais atômicos.
As macromoléculas podem ser formadas por um único tipo de elemento ou por átomos de diferentes elementos químicos. Várias substâncias naturais são formadas por macromoléculas, como a celulose, o amido, a borracha, as proteínas, os ácidos nucleicos e os plásticos.
Os compostos macro-moleculares têm uma estrutura que pode ser linear, em folhas planas bidimensionais ou tridimensional. A macromolécula também pode ser classificada como uma molécula orgânica de massa molecular relativa, que pode ter ou não unidades de repetição chamadas de polímeros.
Deixe um comentário