Máfia

Máfia

Antes de falarmos um pouco sobre a história da Máfia, precisamos entender o que é e como funciona esse tipo de organização criminosa. A máfia é um grupo criminoso anônimo que busca se infiltrar em todos os setores da sociedade, da política e da justiça para cometer seus crimes.

Os membros da máfia são chamados mafiosos, criminosos que atuam oferecendo proteção a seus aliados em troca de favores ilegais.

O auge das organizações mafiosas aconteceu século XIX, na Itália. Essa organização criminosa trabalha à época para oferecer proteção aos grandes proprietários de terras e de estabelecimentos comerciais urbanos.

Nesse período, a máfia já conseguia interferir na esfera pública, o que resultava em licitações fraudulentas. A máfia italiana se desenvolveu e passou a dominar o contrabando de mercadorias e a usar os serviços de pistoleiros que faziam justiça com as próprias mãos.

Um clássico exemplo da estrutura da máfia pode ser visto no filme “O poderoso Chefão”.

Na Itália, os principais grupos mafiosos foram: Mão Negra, Cosa Nostra, Camorra e a Ndrangheta.

Esse tipo de organização criminosa começou a ser combatida na Europa na década de 80. A chamada “Operação Mãos Limpas” prendeu, julgou e condenou alguns acusados de fazerem parte da Máfia Italiana.

Além da Itália, outros países também apresentaram organizações mafiosas fortes, como os Estados Unidos, onde o crime organizado se estabeleceu a partir do século XIX. Giuseppe Lupollo, Mont Tennes e Big Jim Colosimo foram os grandes nomes da máfia norte-americana, sendo responsáveis por coordenar a jogatina, as extorsões e a prostituição em centros urbanos como Chicago e Nova York.

Frank Costello, John Torrio e Al Capone também se tornaram grandes ícones da máfia norte-americana.

Em resumo, as organizações mafiosas atuavam com o uso da violência, de empréstimos e atividades econômicas ilegais. Esse tipo de atividade rendia muito dinheiro para os mafiosos.

A partir da década de 1930, os grupos mafiosos se tornaram mais discretos e articulados.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *