Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Ao avistar as terras pela primeira vez, os portugueses julgaram ser apenas um grande monte de terra e, por isso o chamaram de Monte Pascal, mesmo assim ao desembarcar, no dia 26 de abril, ao verem do que se tratava celebraram a primeira missa em nossa terra em agradecimento ao sucesso da exploração.
A descoberta do Brasil aconteceu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, no ano de 1942, Cristovão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores e, diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e, com a intenção de evitar guerras pela posse de terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas no ano de 1494, de acordo com o Tratado Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária, 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde, enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste da mesma marca.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava no comércio com as Índias devido as especiarias serem de grande valia para sua comercialização na Europa, tais como: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda e entre outros. Enquanto os Portugueses continuavam lucrando com tal comércio, Portugal realizava a extração do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha também era comercializada na Europa. E para a extração, os portugueses utilizavam o escambo que consiste na troca direta de mercadorias sem a influência da moeda vigente, os índios eram utilizados na extração e no transporte da madeira até as caravelas portuguesas e como forma de pagamento pelos serviços prestados, recebiam diversas bugigangas, como: apitos, espelhos e chocalhos.
Após deixarem o local com destino à Índia, Cabral, na duvida se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande porção de terra, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz, mas após outras explorações portuguesas, constataram que realmente era um novo continente e novamente teve seu nome alterado para: Terra de Santa Cruz, somente depois da descoberta do pau-brasil no ano de 1511, nosso país passou a ser conhecido pelo nome que conhecemos até hoje: Brasil.
Mas foi a partir de 1530, com a expedição de Martin Afonso de Souza que a coroa portuguesa começou a se interessar por colonizar a nova terra. Isso ocorreu devido ao grande receio da perda da nova terra por invasores que haviam ficado de fora do Tratado estabelecido, como: França, Holanda e Ingleses. Navegadores e piratas destes povos estavam praticando a retirada ilegal de madeira das novas matas descobertas e a colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território, por isso os portugueses começaram a fazer experiências com o cultivo de cana-de-açúcar visando um promissor comércio do produto na Europa.
Deixe um comentário