Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostra que alunos brasileiros melhoraram em matemática, mas ainda continuam abaixo da média mundial em leitura e ciências. Saiba mais!
O ranking da educação mundial divulgado em 2013 trouxe uma boa notícia para o Brasil: o país apresentou o maior avanço no desempenho de alunos em matemática entre 2003 e 2012. A informação foi divulgada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA.
O ranking da educação é divulgado a cada três anos, e avalia estudantes de 15 anos, que estejam próximos de concluir o ciclo básico de ensino. Segundo o ministro da educação, Aloizo Mercadante, os dados representam uma grande vitória para o Brasil.
A avaliação divulgou dados de 60 países. Em matemática, o Brasil ficou atrás de países latino-americanos como Chile, México e Uruguai.
As provas do Pisa foram aplicadas a alunos matriculados na rede pública e na rede privada a partir do 7° ano do ensino fundamental. Em 2012, cerca de 510 mil alunos em 60 países foram avaliados.
No Brasil, 19.877 alunos de 837 escolas fizeram a prova e foram avaliados em matemática, leitura e ciências. A média do desempenho brasileiro nessas três áreas em 2012 foi de 402 pontos, um ponto acima da nota alcançada pelo país em 2009. De acordo com o governo brasileiro, o resultado foi satisfatório.
Apesar de ter melhorado seu desempenho em matemática, o Brasil ainda está abaixo da média mundial quando o assunto é leitura e ciências. Segundo os dados do último Pisa, 49,2% dos estudantes brasileiros sabem apenas o básico em leitura.
Já em ciências, 61% dos estudantes brasileiros estavam no patamar considerado de “baixo desempenho”.
Deixe um comentário