Aleijadinho

Aleijadinho

As obras de Aleijadinho são importantes marcas do barroco brasileiro.

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi um grande artista brasileiro. Ele era filho de um nativo de Portugal com uma escrava. Como filho de uma escrava, ele nasceu escravo, mas quando criança seu pai lhe comprou e o levou para morar junto com os filhos legítimos.

Desde a infância, Aleijadinho se familiarizou com o trabalho de escultores e decoradores. Na juventude, ele entrou para o círculo de intelectuais.

Aleijadinho teve um crescimento profissional rápido. O grande marco de seu trabalho pode ser visto na Igreja de São Francisco de Assis, em Vila Rica (1766-1794). Esta obra se tornou importante para o barroco brasileiro.

Aleijadinho se inspirou na prática da arquitetura do Brasil colonial, e desenvolveu belas fachadas e interiores. Ele construiu alguns edifícios significativos nas cidades de Minas Gerais, como Villa Rica, Sabará, São João del Rei e Congonhas.

Em 1780, ele criou magníficas esculturas em pedra e madeira para fachadas de igrejas brasileiras. Mas mais tarde, entre 1790 e 1800, ele trabalhou principalmente como escultor, deixando uma obra madura e original.

Aleijadinho é lembrado como um homem espiritualizado e cheio de criatividade. O mestre Aleijadinho fazia de suas obras objetos ricamente ornamentados. Ele reforçou a suavidade das curvas em parapeitos, bancos, degraus.

Com criatividade e personalidade, Aleijadinho foi um verdadeiro filho do povo brasileiro, que se tornou grande orgulho nacional do Brasil.

Aleijadinho morreu 18 novembro de 1814, em Vila Pina.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *